
Porém, com a exclusão de alguns itens, como o Botão iniciar, houve funções que tiveram os seus lugares modificados, dificultando um pouco o uso para quem era acostumado aos antigos moldes do SO. Uma destas ferramentas é o botão de desligar, que acabou em um local bem pouco intuitivo. No entanto, essa não é a única forma de realizar a função.
Assim, separamos algumas maneiras para você desligar o Windows 8, listando inclusive o novo local do botão para a funcionalidade. Se você quer conhecê-las, basta acompanhar o tutorial abaixo.
Seguindo o novo modelo
O Windows 8 colocou as opções de desligamento do computador em um local bem diferente do que costumava ser nas versões anteriores do SO. Agora, você encontra o botão nas configurações do Windows, acessadas pela Charm bar (aberta por meio do atalho “Tecla do Windows + C” ou passando o mouse no canto direito da tela).
Para ler um tutorial detalhado sobre essa maneira de desligar o Windows 8, acesse este tutorial.
Por comando
Em vez de utilizar os atalhos presentes no sistema, você pode usar um comando para desligar o Windows. Para isso, comece abrindo uma janela de execução, por meio do atalho de teclado “Tecla do Windows + R”.
Como uma forma alternativa para abri-la, você pode entrar na tela inicial do Windows e digitar “executar” ou “run” (sem as aspas). Veja que, na lateral esquerda, é exibida a janela de execução do sistema. Então, basta pressionar o Enter.
Independente da maneira escolhida para acessar a tela, o próximo passo consiste em digitar o seguinte comando nela: “shutdown /s /t 0” (sem as aspas). Pressione o "OK" para confirmar a operação.
Feito isso, o seu computador entra em processo de desligar.
Pela tela de notificação
Criando um atalho no desktop
Desligando pelo gabinete
Talvez você ainda se lembre de que nas versões mais antigas do sistema, antes de desligar o computador, uma caixa de diálogo era exibida na tela. Para acessar essa opção, primeiro entre na Área de trabalho e utilize o atalho de teclado “Alt + F4”.
Então, uma nova janela é aberta e, nela, basta escolher a alternativa “Desligar” na caixa de seleção presente na tela. Clique em “OK” para confirmar o desligamento do computador.
Criando um atalho no desktop
Você também pode criar um atalho para realizar a tarefa diretamente na Área de trabalho. Para isso, clique com o botão direito do mouse no desktop, selecione a alternativa “Novo” e a opção “Atalho”.
Uma nova janela é aberta e, no campo “Digite o local do item”, você deve inserir o comando “shutdown /s /t 0” (sem as aspas). Então, clique em “Avançar”.
Agora, em “Digite um nome para o atalho”, basta digitar “Desligar” ou o título que preferir, pois ele serve somente para a identificação do item na Área de trabalho. Então, clique em "Concluir".
Prontinho! Feito isso, você já possui um atalho diretamente no desktop para desligar o computador. Quer criar um tile na tela inicial? Leia este tutorial.
Desligando pelo gabinete
Você sempre pode utilizar o “antigo método” de desligar o computador diretamente pelo botão presente no gabinete. Porém, para ter certeza de que esse método vai funcionar, vamos ajustar algumas configurações antes. Comece abrindo a Charm bar (por meio do atalho “Tecla do Windows + C” ou passando o mouse no canto direito da tela) e escolha “Configurações”.
Em seguida, clique em “Painel de controle”.
Na nova janela aberta, digite “energia” no campo de busca. Nos resultados, selecione a alternativa “Alterar o funcionamento dos botões de energia”.
Então, na caixa de seleção “Quando eu pressionar o botão de energia”, escolha a opção “Desligar”. Clique em “Salvar as alterações” para que as suas mudanças sejam registradas pelo sistema.
A partir de agora, você também pode desligar o computador simplesmente clicando no botão de desligamento presente no gabinete da máquina. Com isso, você possui uma série de opções para desligar o Windows 8. Basta escolher aquela que mais se enquadre no seu gosto pessoal e não se preocupar mais com o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- O seu comentário é muito importante.
- Evite divulgar seu blog nos comentários.
- Se deseja sugerir, criticar ou propor uma parceria solicite através do menu Contato.
- Não utilize linguagem vulgar.
- Tente falar sobre algo que esteja relacionado ao artigo.
- Caso algum link informado esteja offline avise-nos nos comentários.
- Agradecemos sua visita e volte sempre.